Curtir no Facebook

Fantasmas existem?

É muito comum ouvir relatos de pessoas alegando ter visto velas se apagando sozinhas, sentir sensações estranhas e arrepios pelo corpo, entre outras coisas ditas como sobrenaturais.  Quem tem fé em velhas crenças, logo pensa “são fantasmas, presença de um espírito”. Porém, quem é fascinado pela ciência sabe que há uma explicação para tal fenômeno. Eis a explicação:


Foto de diversos soldadosFoto de diversos soldados

Cientistas britânicos provaram em um experimento controlado que os sons extremamente baixos conhecidos como infra-sons produzem uma série de efeitos incomuns nas pessoas, incluindo ansiedade, depressão e arrepios.
“Normalmente não se pode ouvi-los”, afirma Richard Lord, cientista do National Physical Laboratory, do Reino Unido, que trabalhou no projeto. Lord e seus colegas, que produziram os infra-sons por meio de uma flauta de sete metros e testaram seu impacto em 750 pessoas presentes a um concerto, dizem que o infra-som também é gerado por fenômenos naturais.
“Alguns cientistas sugeriram que este nível de som pode estar presente em alguns locais tidos como mal-assombrados e podem causar sensações estranhas nas pessoas, que elas atribuem a um fantasma. Nossas descobertas apóiam essas idéias”, disse Richard Wiseman, psicólogo da Universidade de Hertfordshire, ao sul do Reino Unido.
No primeiro experimento controlado de infra-som, Lord e Wiseman tocaram quatro trechos de música contemporânea ao vivo, incluindo alguns entremeados por infra-som, numa sala de concertos de Londres e perguntaram à platéia o que ela havia sentido ao ouvir a música. Os ouvintes não sabiam que trechos continham também os infra-sons, mas 22% deles relataram mais experiências incomuns quando eles estavam presentes nas músicas. Essas experiências incomuns incluíam sentir-se incomodado ou deprimido, ter arrepios ou sentir repulsa ou medo. “Esses resultados sugerem que sons de baixa freqüência podem fazer as pessoas terem experiências incomuns ainda que elas não consigam detectar conscientemente o infra-som”, disse Wiseman, que apresentou suas descobertas em conferência da Associação Britânica de Ciência.
O infra-som também é produzido por tempestades, ventos sazonais e por alguns tipos de terremotos. Animais como os elefantes também usam o infra-som para se comunicar a longas distâncias e como armas para repelir adversários.
“Muito já foi dito sobre o infra-som – ele já foi associado com quase tudo, de armas ultra-sônicas a maus motoristas. É maravilhoso poder examinar a prova”, disse Sarah Angliss, uma compositora e engenheira que trabalhou no projeto.